Como Importar da China por Santa Catarina: Passo a Passo

importar da china

A China, além de ser um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, também se destaca como uma das maiores fontes de lucro estrangeiro para o nosso país, principalmente quando se trata de importações.

Além disso, o país também é popular por conta da alta qualidade de seus produtos e preços acessíveis. Os produtos que são mais importados, pelo menos pelo estado de Santa Catarina são os semicondutores, revestimento de ferros laminados planos, aquecedores elétricos, fios de filamento sintético e transformadores elétricos.

Mesmo assim, a China possui certos aspectos em suas transações que podem ser considerados peculiares, sendo necessário que você esteja atento quando for realizar a sua importação.

No artigo de hoje, vamos explicar alguns detalhes sobre a importação da China para Santa Catarina, o passo a passo e também as vantagens dessa transação. 

Passo a Passo

Como Importar da China por Santa Catarina: Passo a Passo

O primeiro passo para que você importe da China é contratar uma Trading especializada. Mas qual é a função da trading, afinal? A Trading representa seus clientes e contratantes perante órgãos fiscalizadores, calcula os impostos e também nacionaliza a carga, entre outras funções.

É importante ressaltar também que, para importações vindas da China, um despachante aduaneiro é exigido por lei e é necessário que esse profissional esteja credenciado no SISCOMEX. 

O passo seguinte, após contratar uma Trading, é analisar as exigências do produto que será importado, atentando-se para exigências que podem ser específicas. A certificação chinesa também pode ser diferente da brasileira, o que também precisa ser observado.

Ainda no segundo passo, é necessário estar atento também a cumprir todas as exigências legais do produto. Existem alguns órgãos que são necessários para que ocorra a avaliação desses produtos, com o Ministério do Trabalho, a Anvisa e o Inmetro sendo os principais. 

O terceiro passo é verificar os dados presentes sobre tal produto no NCM. Mas o que é o NCM? O NCM é a Nomenclatura Comum do Mercosul, um código que contém oito dígitos e é usado para identificar qual é a natureza de produtos que são comercializados no Brasil e em outros países.

Se você tem dúvidas do código da sua mercadoria ou produto, não é difícil de descobrir. Consulte o NCM Online do sistema Classif do PUCOMEX, o Portal Único do Comércio Exterior. Dessa forma, a consulta pode ser feita através da navegação na árvore de NCM, por palavras específicas ou pesquisa de códigos.

O passo seguinte envolve o conhecimento mais aprofundado do fabricante. Na China não existem órgãos para análise financeira, sendo assim necessário procurar fontes alternativas para conhecer recomendações, pesquisas e etc. Dessa forma, o primeiro passo para esse conhecimento seria solicitar toda a documentação da indústria em questão.

É possível também, através da Trading, verificar a capacidade de produção e até mesmo as instalações físicas do fabricante, para assim ter a certeza que aquela indústria será capaz de atender as demandas necessárias.

O quinto passo é realizar a cotação do frete e do seguro, passo esse que pode ser realizado pela Trading. Lembrando que é extremamente importante ter um seguro para importações chinesas para que você não sofra nenhum prejuízo financeiro caso algo não saia do jeito esperado.

Após esses passos, é importante obter a PI – ou Proforma Invoice, a fatura de pagamento que precisa ser solicitada ao fabricante após as condições do negócio já estiverem estabelecidas. Também é fundamental que o fabricante envie todos os documentos solicitados com informações disponíveis em inglês.

Um dos deveres da Trading  também é conferir se tais documentos estão alinhados com as leis brasileiras, já que o CI – ou Commercial Invoice, ou seja, a Fatura Comercial nos padrões do mercado exterior – só é emitido se os documentos estiverem alinhados.

Mas afinal, quais são as vantagens da importação por Santa Catarina?

Como Importar da China por Santa Catarina

 

A importação por Santa Catarina tem se mostrado cada vez mais vantajosa para importadores e empresas por conta dos diversos benefícios fiscais que o estado oferece por conta de sua localização. 

Para começar a falar sobre eles, podemos citar o Tratamento Tributário Diferenciado (TTD). Para sintetizar, os TTD são medidas que garantem para empreendedores locais vantagens ao realizarem importações e exportações, reduzindo custos de diversas operações. 

Ainda falando sobre as vantagens, podemos citar a redução do custo de ICMS, o crescimento da margem de lucro por diminuição de tarifas e a chance do recebimento de outros benefícios fiscais como a Quebra de Cadeia de IPI. 

Como esses benefícios são oferecidos para empresas locais, a contratação de uma Trading especializada em importações se mostra necessária para garantir uma importação sem surpresas e com sucesso. 

A Garbari Imports é uma Trading com experiência, estrutura e conhecimento com negócios e negociantes chineses, além de parceiros asiáticos de confiança que podem garantir o sucesso em sua operação de importação.

Além disso, temos acesso a benefícios fiscais estaduais e federais, que, quando combinados com um planejamento estruturado, geram alternativas para a redução de gastos com a sua importação. 

Entre em contato conosco para mais informações sobre a sua importação!

Estamos online!